segunda-feira, setembro 25, 2006

Debate de ideias?

O Henrique Raposo diz que o aborto é uma questão moral. O CAA decidiu baixar o nível da discussão a este ponto. E ainda não começámos a discutir à esquerda. Para evitar repetições remeto-vos para a resposta do André Azevedo Alves no insurgente que aproveito para subscrever. Quero, porém, acrescentar que, nos últimos tempos, desde que se aventou a possibilidade de novo referendo, os pró-abortistas têm vindo a fazer uma campanha que visa descredibilizar todos aqueles que se atrevem a pensar de forma diferente. Para o efeito, repetem uma série de mentiras que, de tanto terem sido repetidas, já constituem verdades para muitos. Aqui ficam alguns exemplos:
1. O não ao aborto é uma causa religiosa.
2. O aborto é uma questão puramente moral.
3. Os que defendem o não ao aborto são fundamentalistas e obscurantistas.
Sem querer perder muito tempo, para já, com estas falsas questões, não posso deixar de esclarecer a minha posição.
1. O não ao aborto não é uma questão religiosa. Como veremos no debate que se seguirá dentro de semanas, o aborto é uma questão eminentemente jurídica, económica, médica e social.
2. O aborto não é uma questão moral. Ou melhor, é tão moral como o homicídio, o roubo ou a coacção. Reduzi-la a uma questão moral é pretender reduzi-la a uma questão feminina, ao já famoso "aqui mando eu". Aceitar esta adjectivação é dar de barato que o feto não existe como realidade ontologicamente autónoma e com plena dignidade humana.
3. Os que defendem o não ao aborto são tão ou menos fundamentalistas que os pró-abortistas. Com efeito, e ao contrário destes, não apelidam ninguém de maçons, comunas ou perigosos esquerdistas unicamente por aceitarem o aborto.
A discussão ainda vai no início, mas já deu para perceber o desespero que os pró-abortistas pretendem impor ao debate. Já deu para ver que tudo farão para evitar novo chumbo nas urnas.
BlogBlogs.Com.Br