Reformas que se impõem I
Sistema eleitoral: no seguimento da sugestão feita por um leitor na caixa de comentários do último post, fica aqui a proposta para a alteração do sistema eleitoral. Apesar da bipolarização que pode vir a criar, em prejuízo dos partidos mais pequenos, penso que só teríamos a ganhar se, pelo menos no que respeita às eleições para a AR, adoptássemos os círculos uninominais. Desta forma, haveria (maior) responsabilização dos eleitos perante os seus eleitores.
6 Comments:
Mais proponho que o endividamento autorizado das autarquias deve ser inversamente proporcional ao número de rotundas que implantarem.
Isto cheira-me a boca de quem foi tirar a carta a Viseu em 2 semanas...
Com o sistema uninomial, à inglesa ou à francesa, não haverá um deputado de Direita na Assembleia!
Caro libertas,
Olhe que não, olhe que não...
Com o sistema uninomial teremos 230 deputados do duopartido PSD/PS. E mais ninguém!, seja de Direita ou de extrema-esquerda.
Ontem tive o gosto de ouvir Pires de Lima falar do escândalo do subsídio de desemprego vitalício do funcionalismo público. Quem passará a falar assim no PSD/PS?
A verdade é que havendo uma maior responsabilização dos eleitos perante os eleitores, pode ter a certeza que se aparecer um melhor candidato a deputado da direita este terá grandes hipóteses de ser eleito. Porque actualmente nós votamos em partidos mais do que em pessoas e se o sistema mudar passaremos todos a votar neste ou naquele candidato em concreto.
Enviar um comentário
<< Home