segunda-feira, julho 03, 2006

Anacleto "o habilidoso"

Por sugestão do Daniel Oliveira, e porque um homem (sim, sim homem usado com significado discriminatório) tem de conhecer o "inimigo", dei um salto ao novo site patrocinado pelo BE: esquerda.net. Já não bastava ter adoptado um nome bastante redutor para a esquerda (com efeito, se a esquerda é só o que ali está vou ali e já venho), ainda temos direito a um artigo de opinião do guru Anacleto acerca da situação em Timor. É, de facto, incrível ver como esta malta ilude ainda uns milhares de pessoas com o recurso a mentiras que, de tão bem camufladas, até parecem verdades. Registo, antes de mais, a seguinte pérola:
"Para os portugueses, a independência de Timor foi, no virar do século, uma confirmação do 25 de Abril, da sua radicalidade e da sua generosidade."
Com efeito, referir a independência de Timor como a confirmação do 25 de Abril não deixa de ter a sua piada (se tão grave não fosse) quando pensamos que a Indonésia entra em Timor logo após o 25 de Abril de 74, em resultado da instabilidade que se sentia e da luta pelo poder entre os extremistas de esquerda que tomaram de assalto o poder.
Louçã entra depois nas mentirolas do costume, as quais só não têm mais gravosas consequências atenta a inimputabilidade que o sujeito merece junto da Comunicação Social e da maioria da população. Ficam alguns exemplos, a que acrescento o meu comentário:
- "O regime desagregou-se e um golpe palaciano, dirigido pelo Presidente e por um dos ministros e homem de confiança da Austrália, Ramos Horta" - quais as provas que Anacleto tem para provar que o que aconteceu em Timor foi um golpe palaciano orquestrado por Xanana e por Ramos Horta? Serão mais válidas que as outras que apontam para o envolvimento de Alkatiri na criação de um esquadrão da morte!?
- "Ramos Horta, o ministro que todos os dias desmentia o seu governo e que agora dirige o governo de gestão de que aliás se tinha demitido estrondosamente, tem um objectivo principal: condicionar a preparação das próximas eleições presidenciais e legislativas" - volto a perguntar: onde estão as provas? E quais os dias em que desmentiu o Govern?. Louçã devia saber que não basta inventar factos!
- "A primeira ofensiva tinha sido dirigida no ano passado pela Igreja Católica, recusando o ensino laico. A Fretilin e os seu governo tinham resistido, demonstrado um grande apoio popular, e vencido" - qual ofensiva? A de contestar uma decisão com a qual não concordou!? E quanto ao apoio popular, suspeito que seja informada recolhida pelo jornal do BE, uma vez que o único apoio popular que houve foi do lado da Igreja, contrário à medida governativa.
- "Alkatiri tinha pedido a presença da GNR num esforço desesperado para equilibrar o balanço das alianças, mas logo a Austrália exigiu o comando operacional sobre todas as tropas estrangeiras, e é o que de facto conseguiu dada a sua superioridade no terreno" - e quem pediu a presença das tropas australianas, não foi também Alkatiri!? E será que o Prof. Anacleto tinha alguma sugestão mais equilibrada a fazer, atento o facto de se encontrarem 120 GNR e mais de 2000 tropas australianos!?
- "Alkatiri passou a ser acusado na TV australiana (vd. Dossier neste portal) de ser “terrorista” e “ladrão” - esta falsidade já havia sido desmontada pelo AAA. Ainda pensei que Louçã tivesse algum decoro e evitasse papaguear os dislates do Daniel.
- "E os únicos progressos foram conseguidos pelo governo Alkatiri" - estou curioso por saber quais! Não deixa de ser curioso que, de acordo com Louçã, tudo o que era incumbência de Alkatiri foi muito bem feito, mas já o que era da responsabilidade de "outros" (presumo que se esteja a referir aos malandros que não gostavam de Alkatiri!).
Não haja dúvidas de que Xanana, Ramos-Horta e outros têm grandes responsabilidades no que aconteceu em Timor, mas branquear Alkatiri, Lobato e outros como faz Louçã é de uma enorme falta de bom senso. Não haja dúvidas de que são todos iguais.

2 Comments:

Blogger João Villalobos said...

Caro Rui,

As minhas desculpas. Costumo visitar este blogue (ao contrário do Abrupto que não consigo ler) mas não tinha dado pelo desejo de melhoras :)

Quanto ao esquerda.net, o que me fascinou mais foi a cópia do template do Correio da Manhã...

Ab

7/03/2006 6:13 da tarde  
Blogger Rui Castro said...

Caro João,
Não tem que pedir desculpas, era o que mais faltava. Já agora "aguentem" o corta-fitas, mesmo na (alguma) diversidade que se vai notando entre os colaboradores. É leitura obrigatória aqui do incontinente, mesmo quando as opiniões divergem da minha.
Um abraço

7/03/2006 6:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br