sexta-feira, junho 30, 2006

Mundial

Não concordo com a opinião do Pedro Lomba nesta matéria. Com efeito, e no que respeita a Portugal, com excepção do Porto que ganhou entretanto 1 liga dos campeões , a verdade é que tivemos algum peso no futebol e nas suas estruturas até meados/finais da década de 80. Até então, o Benfica ganhou 2 taças dos campeões europeus, o Sporting 1 taça das taças e o Porto 1 taça dos campeões. Em termos de selecção, nunca tivemos grandes resultados, tendo disputado 4 mundias (se não me engano). Não falo do México e da Coreia por razões óbvias, pelo que, até hoje, o nosso melhor resultado ainda é o obtido em 1966.
Quanto aos "outros", verificamos pela história do Mundial que o país com mais títulos é o Brasil. Já relativamente aos americanos, verifica-se um fenómeno interessante; com efeito, o soccer é o desporto mais popular entre os mais novos, com mais praticantes, ainda que se constate a indiferença da comunicação social e dos patrocinadores.
Para terminar, resta-me dizer que a mundialização do futebol acompanha a globalização económica, pelo que, se deixarem o mercado funcionar, a médio prazo assistiremos a uma perda da influência e poderio europeus e ao crescimento do fenómeno futebolístico nos mercados asiáticos e americano.
BlogBlogs.Com.Br