quarta-feira, junho 28, 2006

Alvo a abater

Diz-se à boca cheia que Portugal (no Mundial) é um alvo a abater. Com efeito, as receitas geradas pelas transmissões televisivas, publicidade e pelos próprios adeptos são substancialmente inferiores no que respeita a Portugal e aos portugueses. Já aquando do Portugal / Holanda houve quem tivesse dito que responsáveis holandeses tinham reunido com o árbitro antes do jogo. Não sei se é verdade, mas a atentar pelo discurso do árbitro no que respeita à nossa história de "jogo sujo" é muito suspeito. Recorde-se que Portugal não tinha tido cartões vermelhos desde o Mundial 2002 (informação não confirmada). Até Parreira já veio dizer que somos "brigões", talvez a antecipar uma meia final Brasil / Portugal.
Seja como for, Portugal é claramente um outsider, não pela qualidade do jogo e da equipa, mas sim pelo (pouco) dinheiro que (indirectamente) movimenta.
É evidente que hoje em dia já não é possível mudar o local do jogo a poucos dias da sua data (à semelhança do que fizeram os ingleses no Mundial de 66 quando, a poucos dias da meia-final, mudaram o local do jogo de Liverpool para Wembley), mas susbsistem ainda outras formas de alterar a verdade desportiva.
Apesar de todo o meu pessimismo, tenho ainda a esperança de que os jogadores portugueses consigam vencer de forma inequívoca os ingleses. Que o Tiago se transcenda, atenuando a ausência do Deco, e que os demais mantenham a garra dos outros jogos é o que eu desejo.
BlogBlogs.Com.Br