segunda-feira, abril 17, 2006

Será ódio religioso?

Venho seguindo, com razoável atenção, as intervenções cívicas, sempre oportunas, do Prof. Vital Moreira. Independentemente do escuso trajecto político que entendeu seguir, e que porventura nos aconselharia a relevar a sua opinião, julgo que devemos acompanhar, mais de perto do que de longe, o pensamento que este professor coimbrão entende partilhar com os demais. E digo isto por entender que desse acompanhamento próximo poderão ser extraídas importantes pistas de reflexão sobre o que somos enquanto país e, mais importante, sobre o que queremos que os nossos filhos sejam. Poderíamos reflectir sobre o estado da Universidade, cereja do bolo da nossa educação; sobre a projecção da intrincada mente humana na coisa pública, entre outras.

Contudo, parece-me excessivo dizer que o dito Prof. é animado por ódio religioso. Não creio. O que me parece é que ele, do alto da sua necessária inteligência, espirra veneno contra a Igreja Católica. Embevece-se com o sofrimento judeu de antanho (desprezando, penso, o actual), solidariza-se com os esbulhos de que o Islão é vítima, mas não leva à paciência o catolicismo, ou melhor, a Igreja Católica, porque aquele sem esta, além de uma dócil inexistência, seria menos áspera para com os seus propósitos progressistas.

Sucede que este ilustre professor, para além de outros cargos e de inegáveis méritos, tanto quanto julgo saber, ainda tem disponibilidade para presidir à Comissão (será que foi desburocratizada e já se chama outra coisa?) que prepara com denodo as festas do Centenário da nossa Magnânima República. Pois é, foi no dia 5 de Outubro de 1910 que, entre equívocos políticos e pilhérias várias, que se ergueu este Regime que nos envergonha. Uma das notas que pautaram a implantação da república foi a corrida à padralhada, tendo a turba multa, bem dirigida, ofendido a dignidade e a integridade física de sacerdotes que, sendo embora respeitáveis, se mostravam excessivamente católicos. Isto, pelo menos, merecerá ser festejado!

Aguardemos as comemorações...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A quem interessa o que Vital Moreira diz.

O que o homem diz não interessa ao PC quanto mais aos conservadores portugueses...

4/17/2006 4:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br