segunda-feira, abril 17, 2006

O essencial do Catolicismo - a Páscoa

Um dos maiores perigos que o Catolicismo tem de enfrentar é a tentativa sistemática de convertê-lo em mera filosofia, num catálogo inóquo de princípios éticos ou numa difusa Moral Social. O Catolicismo é muito mais do que isso. É a celebração contínua da Ressurreição de Jesus, do Homem, do Filho de Deus, que tendo atraído sobre si uma rara unanimidade condenatória, abriu as portas da Salvação a todos e a cada um dos homens.

18 Comments:

Blogger Zé Maria Duque said...

Ao ler este post n consigo deixar de relembrar uma palavras do Pe Joao Seabra sobre este assunto, ontem na missa da set: "Se isto (a ressurreição) n for vdd, eu fecho a loja! Trespasso-a para qq outro ramo"

4/17/2006 2:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sabia que havia uma missa do jet set! Deve ser só tios e tias muito benzocas que só dão um beijinho para não borrar a maquilhagem. E como é evidente tinha que ser o Cónego Seabra a presidir! Já agora essa do trespasse está óptima. Fiquei com uma dúvida, trespasse ou cessão de exploração!? Há que tentar perceber as vantagens fiscais de uma e outra (soluções).

4/17/2006 2:34 da tarde  
Blogger vox patriae said...

Caro Che

O facto de saber que há Missa já não me parece nada mal. Se os seus tios irritantes a frequentam não faço ideia. Quando os vir, pergunte-lhes...

4/17/2006 3:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Voz Patriae,

Viva a República.

Os meus tios trabalham. Não têm tempo para esse tipo de diversões.

A propósito, será VExa. o Guei Dom Duagte camuflado!?

Suspeito que o meu amigo esteja a ficar lélé da cuca (cafés da Benard a mais não!?)

4/17/2006 3:50 da tarde  
Blogger vox patriae said...

Caro Che

Morra a República. Viva Portugal!

Fico satisfeito de saber que os seus tios trabalham. São boas notícias.

Lamento desapontá-lo... não sou guei... mas o meu amigo, com o fetiche da maquilhagem .. ainda chega lá.

4/17/2006 4:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Vox,

Morra a Monarquia e todos os candidatos ao trono.

Não passam todos de chulos que deviam acabar fuzilados numa parede ali no Campo Pequeno (com a coroa enfiada num sítio que eu cá sei!).

4/17/2006 4:55 da tarde  
Blogger Rui Castro said...

Temos aqui o Daniel Oliveira infiltrado! Cuidado com esta gente perigosa...

4/17/2006 5:17 da tarde  
Blogger vox patriae said...

Caro Che
Na Monarquia não há candidatos ao trono. Candidatos é com a república... Não deseje a morte das pessoas. Apesar de ser próprio da sua ideologia, não é bonito. Por falar em chulos... temos mesmo que pagar chorudas reformas (aquelas que provavelmente faltarão aos seus queridos tios trabalhadores) todos os ex-presidentes, dar-lhes carro, secretária, motorista e gabinete? Por falar chulos... temos mesmo de pagar o Gabinete da Cavaca, com assessores e tudo?

Sobre os fuzilamentos no Campo Pequeno, já ouvi falar e se tiver que ser... seja. Vou abster-me de comentar o enfiamento da coroa, são fetiches que o meu amigo cultiva mas que me são estranhos.

4/17/2006 5:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Vox,

Primeiro estranha-se depois entranha-se, como já dizia o outro!

Quanto ao demais, não se preocupe em tentar justificar o injustificável. Presumo que as viagens, as rosas para limpar o rabinho e demais despesas do seu monarca sejam pagas através de contributos de anónimos! Ou será com algum subsídio atribuído por uma qualquer associação de deficientes!? Ou porventura subsídio por incapacidade! No caso do Guei Dom Duagte é capaz de conseguir atingir a máxima incapacidade prevista na lei...

4/17/2006 5:27 da tarde  
Blogger vox patriae said...

Caro Che,

Não meta a Maçonaria nesta conversa que seguia tão agradável...

4/17/2006 5:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Vox,

A maçonaria entra bem em qualquer local.

Entretanto, fique lá com as suas beatices.

Deixe-me só alertá-lo de que no bloco andamos a preparar uma limpeza geral. E gente como senhor vai ser varrida em breve. A revolução dos intelectuais não tarda e os be(a)tinhos serão os primeiros a levar pela medida grande.

Aguarde serenamente.

4/17/2006 5:40 da tarde  
Blogger Rui Castro said...

Mais do que o Daniel Oliveira, com este tipo de ameaças físicas já mais parece o Nuno Ramos de Almeida ou o Luís Rainha. Gente habituada a participar em manifestações violentas...

4/17/2006 5:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto está bonito está!
Como não conheço nenhum dos dois intervenientes mais activos nesta conversa, sou imparcial e chego à seguinte conclusão:
- O Che chama guei ao D. Duarte mas diz que tem uma coroa enfiada e entranhada, de tal forma, que não estranha.
- O Vox não gosta de pagar ao Cavaco mas não se importa de sustentar alguém que não sabe se serve para o lugar ou não, só porque nasceu filho do anterior rei.
- O Guitarra aceita o Cavaco (deve ser porque são da mesma família) mas diz que é do bloco e que vai limpar o sebo a todos
- O Vox, que deve ser marialva, acho que aceita o fado dos Távoras no Campo Pequeno (espero que depois de uma boa faena)

Acho que se deviam deixar de extremismos, porque perdem a razão, e deviam passar a ser construtivos.

Isto dos blogues devia ser um local de troca de ideias e não de excitamentos juvenis.

Respeitinho é muito bonito. Em especial o Sr. Che que entrou aqui só para avacalhar.

Agora vão todos dormir antes que eu me chateie.

4/17/2006 10:59 da tarde  
Blogger Zé Maria Duque said...

Primeiro queria dizer que me enganei a escrever lá em cima, queria escreter sete (hora da missa) e escrevi set. Percebo que um républicano, que gosta dos maçons e inda por cima se indentifica como aproveita logo o desliza, faz parte da maneira intelectual honesta cm q a gente dessa laia costuma actuar.

Segundo, quando a ameaças de revoluções, nós (os católicos e monárquico) já levamos com a maçonaria, a carbonária e os comunista e inda cá andamos. Que venha o bloco, que a malta aguenta-se...

4/18/2006 2:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro zezinho,

Queria "escreter" sete e saíu set!? Deixe estar que um "républicano" (acho bem que rebaptize as palavras) como eu encaixa bem esse novo estilo de escrita.
Já agora, gosto dos maçons e "inda" identifico-me como!? Como quê?
E aproveito o "desliza"!? Claro que aproveito, adoro ir à neve. É pena que esteja a derreter...
Também me parece que a "maneira intelectual honesta cm q a gente" da minha laia costuma actuar é um sinal da sua tolerância.
Já "quando" (e não quanto, refira-se!) a ameaças de revoluções, posso dizer-lhe que será em breve e que ali no Chiado onde o menino Zézinho costuma ir à Missa vamos fazer uma fogueira para arejar as ideias dos mais beatinhos.
"Carbonária"? Se ainda fosse uma carbonara eu ainda o compreendia, mas com uma carbonária!? De facto, não há direito. Já para não falar dos malandros dos comunistas (até fico nervoso de escrever esta palavra!). Até admira que o menino não tenha sido servido em pequeno almoço a um desses malandros vermelhos (e não encarnados que não quero cá confusões com o meu glorioso!).
Adeus menino zezinho (e não se esqueça, mais atenção à escrita, pois um qualquer que não eu nem o levava a sério com tantos erros que o menino escreve! Ou será que o menino é mesmo menino e ainda está a aprender a escrever!? Se for este o caso peço-lhe desculpa mas aconselho-o a meter-se com gente do seu tamanho e a deixar este tipo de discussões para os grandes!).

4/18/2006 1:04 da tarde  
Blogger vox patriae said...

Caro Godfather,

Leu mal o que escrevi. Não me importo de pagar ao Cavaco. Acho é que não tenho de pagar o Eanes, o Soares, o Sampaio e a Cavaca (com A)tudo ao mesmo tempo. Quem chamou os cifrões para a conversa não fui eu...

Mais um esclarecimento. Filho de Rei não significa futuro Rei. O acto constitutivo da investidura como chefe de Estado não é a filiação. É aclamação em Cortes e a sequente coroação. Nós tivemos já exemplos, (do século XIII - quando andava tudo a chicote - ao XIX - D. Maria I), de pessoas que se viram afastadas, sem alarde ou convulsão social, da efectiva "condução" do Reino...

4/18/2006 3:14 da tarde  
Blogger Zé Maria Duque said...

É vdd que dou muitos erros a escrever, especialmente quando escrevo irritado e portanto rapidamente.

É vdd também que devo ser mais novo do que as pessoas que até agora comentaram este post e seguramente sou mais novo do que as pessoas que escrevem este blog.

No entanto repito, os bloquistas que façam revoluções que nós (os católicos, monárquicos, bétinhos, putos e que não sabemos escrever) cá estaremos para vos receber.

4/18/2006 8:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Vox,

Obrigado pelos esclarecimentos. É sempre bom aprender história.

4/19/2006 4:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br