quarta-feira, abril 12, 2006

Educação

Sem querer pormenorizar o caso concreto (até porque não conheço o suficiente acerca do processo), a verdade é que levanta algumas questões importantes que se prendem com a educação das crianças (de todas!).
Este problema dos castigos físicos causa perturbação a muitas pessoas. Hoje em dia está na moda uma educação mais branda, em que se preza muito a liberdade individual da criança; liberdade essa que vai na linha de pensamento da Dra. Fátima Bonifácio que na 2.ª feira esteve nos prós e contras da rtp e que, no entender dela, será o valor fundamental da sociedade em que vivemos.
A consciência social e comunitária é cada vez mais relegada para 2.º plano.
A evidência do que digo reflecte-se na taxa de natalidade e na recusa em ter mais do que 1 ou 2 filhos no máximo. Isto porque a criança tem de ter um quarto só para si, estudar nos melhores colégios, vestir as melhores roupas, etc; já para não falar do facto dos pais não pretenderem abdicar das férias nas Caraíbas ou do carro desportivo.
Assim, conheço pais que ficam horrorizados quando digo que já tive que "corrigir fisicamente" as minhas filhas, não compreendendo que o faço por gostar muito delas e por querer o melhor para elas.
Talvez por essa razão, assistimos hoje a cenas deploráveis, como sejam crianças a chamar nomes aos pais em público ou outras cenas que tais. É a vitória da anarquia.
É também curioso ver todos aqueles que estão na linha da frente em defesa do aborto e da eutanásia muito indignados com o castigo físico a crianças. A pouca vergonha de facto não tem quaisquer limites.

6 Comments:

Blogger just me said...

É que não podia estar mais de acordo. Tenho 3 crianças e de vez em quando lá tenho que dar umas palmadas às crinças!

4/12/2006 10:13 da manhã  
Blogger just me said...

Correcção:
"...às crianças!".

4/12/2006 10:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gostei da referência à Dra. Fátima Bonifácio. Apoiado!

4/12/2006 12:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Realmente o alarido que se tem feito à volta disto e a forma com estou certo que se está a dar a volta ao texto é que vai criar a impressão que o que o STJ diz é que se pode arriar à vontade nas crianças.
Gostava de ler o Acórdão mas não o tenho. Se alguém tiver, peço que me indique como obtê-lo.
Pelo que percebi trata-se de uma mulher que trabalhava todos os dias com poucas condições a tratar de deficientes. Se há alguém que deve ser condenado deve ser o responsável pelo lar porque se eu sei o que é estar um fim de semana com 3 crianças, imagino o que seja todos os dias com várias crianças deficientes.
"É de estalo!"

4/13/2006 4:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo plenamente! quando era mais nova e era preciso uma palmada davam-ma, e eu hoje estou agradecida pela fantastica educaçao que tive, e tenho!
TSB

4/16/2006 1:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

TSB,
TAU. O QUE TU QUERES SEI EU!

4/17/2006 4:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br