sexta-feira, abril 07, 2006

D. Miguel e D. Pedro

A minha família atravessou os séculos estando sempre do lado mais conservador. Fomos miguelistas, estivemos no cerco do Porto; continuámos a ser monárquicos após a implantação da república, o meu trisavô e bisavô lutaram pelos seu ideais nas invasões monárquicas. Não gostávamos de Salazar e no 25 de Abril, assustámo-nos com o que poderia acontecer à família.
Lembro-me quando era pequeno de visitar um solar, que ainda se conserva na família, e descobrir a história da família. Em cima da entrada estava um pano preto completamente esfarrapado, só mais tarde percebi o que era. Nós, os irmãos, sentíamos orgulho ao olhar para a casa e para o pinhal. Havia um certo sentimento de pertença que pairava no ar .
A minha mãe contava que no tempo da guerra entre irmãos, os homens de D. Pedro visitaram a casa da família à procura do senhor da casa para o prender. Teve que se refugiar num esconderijo, que ainda hoje se desconhece a localização exacta. O meu irmão Pedro e eu, discutíamos, existia a rivalidade própria entre irmãos, que nesse tempo crescia ainda mais ao ouvir as histórias.
Ao estudar história ficava triste, D. Miguel era sempre o mau que queria mandar sozinho, e D. Pedro o herói. Não nos ensinam que D. Pedro foi o primeiro Grão Mestre da Maçonaria no Brasil, e que por ele o poder da organização aumentou consideravelmente, levando à implantação da república. Que foi Rei apesar de ter recusado o trono com o grito do Ipiranga, quebrando a união entre o Império.

1 Comments:

Blogger vox patriae said...

Caro Miguel, está por ser escrito um bom guião de uma "série" ou de um filme em torno deste drama. Todas as famílias se viram divididas. Todas experimentaram o travo da injustiça. Todas foram vítimas de qualquer coisa. Sentiste o que dizes ter sentido quando te cruzaste com a História ou com a memória da tua Família. É esse encontro que devia ser proporcionado a todos ...

4/07/2006 10:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br