quinta-feira, janeiro 26, 2006

Vai um chupa?

No passado dia 1 de Janeiro a vida dos nuestros hermanos sofreu algumas mudanças bruscas, que irão ter consequências importantes. A começar na entrada em vigor da Lei do Tabaco, ou Lei Anti-Tabaco, e passando pela lei que regula os horários dos espanhóis segundo os horários dos demais Europeus, acabando com a hora da siesta.
Já é possivel identificar algumas das consequências da Lei do Tabaco. Vejamos.
A Philip Morris vai reduzir o preço do Marlboro, como resposta à lei e ao aumento do tabaco da Altadis que "anunciou um aumento de mais de 10 por cento nos preços das suas marcas mais vendidas, referindo que tal se deveu à necessidade de manter as margens de lucro após o anúncio do aumento de impostos." Esta guerra de preços leva a que pela primeira vez os cigarros americanos sejam mais baratos.
Outra das consequências esperadas, é o fecho de muitos quiosques e muitas outras lojas, por estarem impedidos de venderem uns cigarritos. O sector espera que haja 25 mil despedimentos, para conter a redução drástica das vendas. Também as gasolineiras esperam uma redução de 40% nas vendas de produtos não petrolíferos.
O lobby das farmácias esta radiante com a nova lei, pois possibilitou um aumento de 50% a 60% de produtos anti-tabaco. O aumento abrange comprimidos (mais 30%), pastilhas (50%) e adesivos de nicotina (70%).
Numa sondagem recente, 50% dos inquiridos com mais de 16 anos admitem que recorrem aos caramelos e chupa-chupas para não fumar tanto. Ora, o efeito dominó levou a que a Associação Espanhola de Fabricantes de Caramelos e Pastilhas tenha ficado satisfeita com a lei: as suas vendas de Caramelos aumentaram em 25% e o produto Chupa Chups aumentou as vendas em 50% neste mês de Janeiro em relação a Dezembro.
Também há noticias de conflitos entre trabalhadores e empregadores. "A central sindical espanhola UGT considerou hoje «desproporcionada» a suspensão de dois dias, com perda de salário, imposta por uma empresa da Cantábria a um trabalhador que fumou no local de trabalho"
Post baseado nesta notícia.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os sarilhos da Elena Salgado.....!

1/28/2006 7:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br