segunda-feira, janeiro 23, 2006

Um triste Vital Moreira

Estes dois textos de Vital Moreira que tirei daqui são reveladores de mau perder e de algum desespero:
"A abstenção que venceu
Cavaco Silva ganhou com a menor margem de sempre (0,6%), em todas as eleições presidenciais até agora. E ganha com a maior taxa de abstenção registada na primeira eleição de um candidato (só ultrapassada nas reeleições de Soares e de Sampaio, quando o desfecho da eleição não estava em causa). A junção das duas coisas com uma outra quase certa -- a abstenção deve-se sobretudo ao eleitorado de esquerda -- torna claro que a esquerda só pode queixar-se de si mesma. Perdeu por falta de comparência de uma parte dos seus...

Despromoção

O problema com Cavaco Silva não é só ele ser o primeiro presidente oriundo da direita política, nem o inigma sobre a sua prática presidencial. É ele suceder a quem sucede: 10 anos de um presidente maior do que o País (Mário Soares); 10 anos de um dos presidentes mais cultos e "aristocratas"(no verdadeiro sentido da noção) que já tivemos (Jorge Sampaio). Ter agora um presidente que não ultrapassa os limites de uma cultura economista e tecnocrática é uma enorme sensação de despromoção... "
Antes de mais, e quanto à "menor margem de sempre", penso que até haverá alguma má fé por parte de quem o escreveu. Ele esquece-se que Cavaco tinha 5 candidatos contra si, cujo único objectivo era precisamente evitar a sua eleição; objectivo esse que ao longo da campanha passou a ser o da não eleição à primeira volta. É, pois, muito simplista da sua parte retirar as conclusões que tira o Professor Vital Moreira, sem sequer ponderar qual o resultado que Cavaco poderia ter tido numa volta. Também penso que a análise está errada no que respeita à abstenção. Não acredito que a abstenção seja fundamentalmente de esquerda. Se havia quem não se revia em nenhum dos candidatos era a direita e não a esquerda. Esta tinha um leque de opções considerável, pelo que não tinha razões para ficar em casa. Mas como não sou adivinho neste tipo de coisas, penso que seria útil fazer um estudo acerca dessa mesma abstenção, de forma a desmistificar esta questão. Por fim quanto à apreciação prévia que faz do Presidente eleito, ainda antes do mesmo tomar posse, nomeadamente quanto ao "inigma sobre a sua prática presidencial", penso que revela inclusivamente algum mau carácter e falta de cultura democrática por parte de quem o escreve.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cavaco Forever

1/28/2006 7:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br