quinta-feira, janeiro 26, 2006

Teorema da Impossibilidade de Arrow

Umas das matérias mais interessantes em Economia Pública são os estudos dos mecanismos de decisões. Quais são os que melhor servem a sociedade? Quais são os mais eficientes?
Em economia entende-se que, para ser óptimo, o mecanismo de decisão colectiva terá que respeitar 5 condições:
  1. Independência das alternativas irrelevantes - se a sociedade tiver que escolher entre 2 opções e houver posteriormente uma 3ª opção, a decisão não pode contrariar aquilo que havia sido decidido. As preferências são ordenadas.
  2. Não ditadura - socidedade deve escolher de acordo com a vontade de todas as pessoas, e nenhuma escolha de um indivíduo prevalece sempre;
  3. Pareto - ou seja, a decisão tem que respeitar as preferências de todos. Imagine, se decide por um projecto, então poderá ser benéfico para um só grupo, mas não deverá ser prejudicial para um só grupo;
  4. Unrestricted Domain - todas as preferências individuais são aceitáveis, ou seja as ordenações das preferências;
  5. Transitividade - As pessoas são racionais. Se prefere x a y e y a z, então preferirá x a z.

Ora, Kenneth Arrow em Social Choises and Individual Values prova um resultado notável. As 5 condições são inconsistentes. Em rigor, não existe nenhuma regra de escolha colectiva que respeita as 5 condições. Assim se quisermos criar uma regra de escolha social que repeita as condiçoes 1,3,4 e 5 (ou IPUT, ver nas condições), então teremos que nomear um ditador benevolente. Não há forma perfeita de tomar decisões sociais, nem de "agregar" as preferências individuais para construir uma preferência social. Se desejarmos um mecanismo para agregar essas preferências, então teremos que abandonar uma das 5 condições.

Aqui está! Tal como havia prometido aqui.

4 Comments:

Blogger AM said...

OK Miguel :)

Mas agora vou "mastigá-lo" com vagar (isto porque, com a idade, a digestão já não é tão rápida) a ver se amanhã arranjo qualquer coisita inteligente (ou, ao menos, que pareça) para escrever aqui, OK?

Abraço
AMNM

1/26/2006 6:15 da tarde  
Blogger AM said...

Caro Miguel

Depois de muito mastigar, não fui capaz de encontrar qualquer sentido, ou sequer relevância.
Decerto o defeito será meu.

AMNM

1/27/2006 10:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Destacados economistas españoles: Francisco Cabrillo, Roberto Centeno, Alberto Recarte

1/28/2006 7:39 da tarde  
Blogger Renato said...

"forma perfeita de tomar decisões sociais". Para Arrow seria aquela em que as escolhas sociais fossem o reflexo exato das ordenações individuais, isto é, fossem perfeitamente democráticas. Mas quem se colocou tamanho desafio na história do pensamento? Ninguém! Os processos decisórios podem ser pensados como mais ou menos democráticos, sempre segundos principios normativos de quem avalia. De resto, o raciocíno é tão abstrato, que converia sugerir que os economistas voltassem a ler alguns sociológos, no mínimo para discutir uma das condições colocadas por Arrow, a de que a função de bem-estar social não pode ser imposta. Esse fator é absolutamente central para esse ponto, mas, como sempre, os economistas, ao se depararem com o problema, sempre afirmam que "the examination of the question would take us very far afield indeed".

6/05/2008 9:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br