quarta-feira, janeiro 18, 2006

Os Antecessores IV


Sidónio Bernardino Cardoso da Silva Pais

Sidónio Pais foi uma das figuras mais amadas e odiadas da I República. Este militar, que nasceu em Coimbra, foi ministro do governo em Berlim onde terá ficado fascinado com a obediência e aparato bélico das tropas alemãs. Perante a instabilidade vivida em Portugal, em 1917 decidiu preparar um golpe, o qual será bem sucedido. Sidónio Pais declarou-se "chefe de todos os portugueses", e faz-se legitimar nas eleições de Abril de 1918, por sufrágio universal, à revelia da Constituição de 1911.
Era muito admirado, por ser uma esperança e uma tábua de salvação para Portugal, que vivia numa grande instabilidade. Admirado também pelas mulheres, são conhecidos muito documentos em que se relata que nas suas inúmeras viagens pelo País muitas mulheres desmaiavam à sua passagem. O culto da personalidade foi sempre cultivado por Sidónio Pais.
A lei de separação entre a Igreja e o Estado é alterada, e são reatadas as relações com o Vaticano. Estas iniciativas levaram a que fosse apoiado por alguns monárquicos e conservadores que viam em Sidónio Pais uma hipótese de restaurar a Monarquia em Portugal. Ainda a salientar que em Março do mesmo ano é declarado o sufrágio universal.
É assassinado em finais de 1918 quando se dirigia para a Estação do Rossio.

1 Comments:

Blogger G. Mbeki said...

Sidónio Pais é de facto uma figura interessante, do ponto de vista da história política. A análise atenta dos seus discursos mostra muito pouco conteúdo, e no entanto conseguia mobilizar e galvanizar a população. O seu sucesso nas eleições (que foram de sufrágio universal MASCULINO - apenas) ter-se-à devido também ao recuo dos outros partidos. A estrutura que pretendia dar ao poder representaria a base do que Hitler e Mussolini (mais do que Salazar) implantariam nos seus países. As medidas políticas tomadas durante a sua curta governação foram sobretudo populistas e nada sustentáveis, como é o caso da sopa dos pobres. No entanto, é um caso assaz interessante.

1/20/2006 5:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br