quarta-feira, janeiro 18, 2006

Os Antecessores III


Bernardino Luís Machado Guimarães

Bernardino Machado, nascido no Rio de Janeiro em 1851 era o oposto de antecessor, sendo rico, vaidoso, aprumado, mas defendia, tal como Teófilo Braga, o ideário republicano. Tinha 18 filhos, o que foi motivo de caricatura por parte de Rafael Bordalo Pinheiro.
O terceiro Presidente da Repúbica foi eleito por duas vezes: o primeiro mandato foi de 1915-17, e o segundo de 1925-26.
A sua actividade política desenvolveu-se em dois vectores: a sua acção na Maçonaria e o seu desempenho nos cargos públicos. Na Maçonaria teve cargos muito importantes, desde Presidente do Conselho da Ordem a Grão-Mestre.
Era apoiante da participação de Portugal na Guerra Mundial, guerra essa que começara cerca de um ano antes do seu primeiro mandato. Foi um período de grande agitação no qual começaram a escassear produtos de primeira necessidade, como farinha e carvão. Lisboa ficou sem eléctricos, sem luz e sem polícia nas ruas depois das 11 horas da noite.
Aproveitando a sua ausência em Londres, a população começa a assaltar lojas em busca de comida. Nesta altura, Sidónio Pais toma conta do poder, e Bernardino Machado é obrigado a exilar-se em França. (continuação do 2º mandato em breve)
BlogBlogs.Com.Br