terça-feira, março 11, 2008

Expresso investe em "enganar o papalvo"

Dislates de Imprensa (8)

Investimento público compensa

Título no caderno de Economia do Expresso de 8 de Março de 2008

O Expresso noticiou um estudo anunciando, em grandes parangonas, que o investimento público compensava. Não dizia exactamente qual era a referência para a anunciada compensação, mas quando se fazem títulos de jornais o critério não é ser rigoroso mas apenas chamar a atenção e tentar espantar o leitor incauto.

No texto era referido que o aumento de 1% no investimento público geraria um crescimento de 0,125% no PIB, e que o mesmo aumento no investimento privado "criava" um crescimento do PIB de 0,298%, ou seja mais do dobro. Perante isto, é evidente que, em média, o investimento privado compensa muito mais e logo o título não faz qualquer sentido.

Mas o jornal diz outra coisa que não sabe explicar: Quando o investimento público é acompanhado pelo privado, as célebres parcerias público-privadas agora muito na moda, o retorno em termos de crescimento do PIB é negativo. Aparentemente (não li o estudo e não é pelo jornal que o vou perceber), os montantes investidos não são compensados em termos de efeitos geradores de riqueza. Isto é preocupante dado que os grandes investimentos públicos nacionais (OTA, TGV, pontes, etc.) são todos parcerias público-privadas.

Este resultado negativo é evidente no caso dos estádios de futebol que se construiram para o Euro. Mas não é para os restantes investimentos. Cada investimento deve ser considerado individualmente e as generalizações do Expresso não só não fazem sentido como induzem em erro. Em suma, só servem para enganar o papalvo.
BlogBlogs.Com.Br