segunda-feira, outubro 08, 2007

Esta república não é apenas má. É cara, muito cara.

Este fim de semana, não sei em que programa, a correspondente da RTP em Madrid fazia uma análise relativamente simples. A monarquia espanhola custa a cada contribuinte espanhol cerca de 19 cêntimos. Para suportar a presidência da república portuguesa cada contribuinte luso tem de perder o amor a cerca de 1,35 euros. Isto não contabilizando, claro, a venda de iconografia, dado que a da família real espanhola deve render um bocadinho mais do que a do nosso presidencial casal. Mas é evidente que não convém desmistificar este cruel paradoxo.
Actualizado às 13:11.

2 Comments:

Blogger José Luís Malaquias said...

Primeiro temos de clarificar esses números. Referem-se apenas ao custo de manutenção da família real e, por comparação, ao custo da manutenção da Presidência da República? É que a República é um pouco abstracto. Abrange todo o estado e, se custar apenas 1,35 euros, é uma pechincha.

Mas, ainda que os números sejam, de facto, comparáveis, é óbvio que os custos per capita espanhóis têm de ser mais baixos porque se dividem por uma população de 45 milhões em vez de uma população de 10 milhões.
O Mercedes que leva o Rei custa o mesmo que o Mercedes que leva o PR, os jantares de estado custam o mesmo. É claro que, dividindo esses custos fixos por mais gente, fica mais barato a cada um.

Por fim, acho curioso que o nosso querido Nuno Pombo rejubile com a venda da iconografia real. Eu, pessoalmente, acho de um extremo mau gosto e de uma falta de dignidade, vender a imagem do chefe de estado como quem vende as T-shirts dos Rolling Stones. Mas isso sou eu a falar.

10/08/2007 12:57 da tarde  
Blogger Nuno Pombo said...

Os números são comparáveis. E o argumento população não é definitivo, meu caro. Há um estudo semelhante feito por comparação com a Bélgica. A disparidade é a mesma. E, a propósito, rejubilo com muito pouca coisa, mas fiquei encadeado com a ideia de vender a Maria Cavaco Silva em canecas de pequeno almoço. Desculpa.

10/08/2007 1:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br