quarta-feira, julho 04, 2007

SERÁ?



Terminou ontem a 32ª America's Cup, a mais famosa e mais prestigiada competição de Vela e o troféu mais antigo de todos os desportos internacionais, ultrapassando mesmo as Olimpíadas Modernas em 45 anos.

Esta competição herdou o nome da primeira embarcação a ganhar o troféu, a escuna “America”, em 1851, e foi realizada nos Estados Unidos até 1983, ano em que a taça foi ganha por uma equipa australiana. Em 2003, a vencedora foi a suíça Alinghi Team, a primeira equipa europeia a ganhar o troféu. Ditam as regras que a equipa vencedora deverá organizar a competição seguinte. Como a Alinghi era originária de um país sem mar mas queria realizar a prova na Europa, lançou um concurso para escolher a cidade onde iria organizar a prova. Lisboa/Cascais foi então preterida em relação a Valência.

Ontem, no Port America's Cup, a novíssima marina de Valência construída para o evento, a Alinghi Team voltou a vencer a prova, derrotando a Emirates Team New Zeland por 5 regatas contra 2, tendo ganho a última regata por 1 segundo.
Para mais informações sobre o evento, nomeadamente para os interessados e entendidos na matéria, nada como ir à fonte oficial.

A taça ficou, portanto, com os suiços. Os kiwis bem a queriam levar para Auckland, mas ainda não foi desta. O que significa que daqui a 4 anos haverá nova America's Cup Match organizada por uma equipa europeia. Será que os suiços vão novamente organizar a prova na Europa? E, se sim, será que Portugal se candidata novamente? A concorrência - Itália, França, Espanha (novamente...?) - é forte. Mostra a experiência, de forma inequívoca, que a prova tem uma grande projecção mediática internacional, bem como um significativo impacte económico, financeiro e social. A realização desta competição em Portugal seria, manifestamente, uma oportunidade de reforço da imagem do País, de promoção turística, de estímulo à procura como destino turístico de qualidade; seria um factor de afirmação e promoção do País para a realização de eventos desportivos de dimensão mundial; seria ainda um fortíssimo contributo para a dinamização dos desportos e demais actividade náuticas num País cheio de mar.

Seria (será?) um projecto de grande interesse público e nacional.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não percebo.
Portugal concorrer e ganhar o quê?
A prova? É para rir?
A organização? Se calhar, também é para rir.


...

7/06/2007 7:55 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br