segunda-feira, outubro 02, 2006

Nuestros hermanos

"Portugal propone a Gas Natural su fusión con EDP para crear una gran eléctrica ibérica" (El Mundo)
Seria bom que o Ministro Manuel Pinho, alegado autor da proposta, explicasse quais os benefícios para Portugal de tal fusão.
Seria também bom que o Ministro esclarecesse por que razão anda a negociar com Espanha em segredo.

7 Comments:

Blogger Vito said...

Rui,

Este teu post é um bocado esquerdófilo...

As tuas perguntas deviam ser:

Seria bom que alguém explicasse porque é que só agora é que estão a pensar numa fusão ibérica...

Seria também bom que alguém esclarecesse por que raio uma negociação secreta vem hoje nos jornais...

Ou és como a Fátima Campos Ferreira e achas que estas negociações deviam ser tornadas públicas?

10/02/2006 11:29 da manhã  
Blogger Rui Castro said...

Meu caro amigo,
Que alguns já se tenham vendido aos espanhóis é lá com eles. Prefiro resistir mais um bocado e manter-me de pé com as calças bem apertadas. Quanto a isso de esquerdófilas é bastante ofensivo e ainda não me sinto preparado para te responder.

10/02/2006 11:43 da manhã  
Blogger Vito said...

Orgulhosamente só... Já lá vão os tempos e olha que os resultados não foram os melhores (em termos económicos, pelo menos)

10/02/2006 11:49 da manhã  
Blogger Rui Castro said...

Caro Vito,
(Continuando)
Isso de fusões ibéricas confesso que me faz bastante comichão mas já percebi que fazes parte daqueles 30% de (alegados) portugueses que disseram preferir estar sob jugo espanhol.
Quanto às negociações, deixa-me que te diga que não se trata de conversas entre os donos de 2 empresas privadas mas sim entre um Ministro do governo português, que ao que parece deveria defender o interesse público, e uns senhores espanhóis que visam o lucro máximo. Digamos que as perspectivas não serão as mesmas. Se querem vender a EDP aos espanhóis talvez fosse melhor privatizarem primeiro.
Quanto ao esquerdófilo, não me parece que tenhas razão, uma vez que me limito a não aceitar com ligeireza a deslocação dos centros de decisão nacionais... Substitui, por favor, por conservador.
Obrigado.

10/02/2006 11:55 da manhã  
Blogger Rui Castro said...

Caro Vito,
Estás enganado. No tempo do outro Senhor, ao que dizem, a economia era boa e recomendava-se. O pior eram as outras coisas...

10/02/2006 11:56 da manhã  
Blogger Vito said...

Meu bom Rui,

Não utilizes comigo esses chavões nacionalistas do "jugo Espanhol" e "de um lado o interesse público e do outro, os mauzões que só querem lucro". Lá está o teu lado esquerdófilo. Chamem o Fernando!!

Não vás nessa cantiga dos bons contra os maus. Vê antes os que têm uma economia desenvolvida e uma boa qualidade de vida de um lado e os que têm uma economia parada e um distanciamento cada vez maior em relação ao resto da Europa.

E não é fechando-nos bem fechadinhos no nosso quintal que vamos a algum sítio. Já que não tivemos a coragem de avançar enquanto era tempo, é melhor começarmos a pensar com quem nos vamos coligar para conseguirmos crescer...

Aqui fechados em Portugal é que não é de certeza.

Quanto ao antigamente, não estou tão certo que a política do orgulhosamente sós tenha sido muito boa no longo prazo, conforme se pode ver hoje em dia...

Um país periférico como o nosso tem que tentar sair do seu canto. Não esconder-se nele esperando que as coisas vão aparecendo do céu...

Abraço

10/02/2006 12:10 da tarde  
Blogger Rui Castro said...

Não subestimes o que o 25/04 e o que se seguiu significou em termos económicos.
Quanto às coligações, não estou por princípio contra, mas chateia-me que se sejamos sempre comidos nessas "coligações". É que, embora insistam em chamar-lhes fusões, mais não são do que compras, em que aparecemos sempre como "comprados". E isso de andar para a frente sem que tenhamos poder decisório é uma utopia. Por essa ordem de ideias mais vale vender tudo.
Cá por mim, lamento desiludir-te, mas ainda não estou à venda.

10/02/2006 12:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

BlogBlogs.Com.Br