terça-feira, outubro 03, 2006

Luís Amado

Muitas críticas têm sido feitas a Luís Amado pelo facto de não se ter deslocado ao Parlamento Europeu (PE) para ser ouvido pela comissão criada para investigar os voos da CIA, a qual é presidida pelo social-democrata Carlos Coelho. Confesso, porém, não compreender as razões de algumas reacções indignadas que se fizeram ouvir. O Ministro disponibilizou-se para esclarecer a comissão, sendo irrelevante, parece-me, que tenha que se deslocar a Bruxelas para o fazer.
Acresce que, a comissão em causa foi criada com o intuito de esclarecer o que ser passou, não dispondo de quaisquer poderes supra-nacionais ou afins que obriguem Ministros ou outros representantes do Governo a prestar vassalagem aos todos poderosos eurodeputados, os quais, na sua maioria, passam o tempo em viagem entre Bruxelas - Estrasburgo - Lisboa, a aguardar pacientemente (há já largos anos) que os Governos decidam dotar o PE de competências efectivas para fazer alguma coisa de útil.
Assim sendo, assumo nesta matéria uma posição nacionalista e até, se quiserem, bacoca. Ou seja, se os senhores eurodeputados querem saber informações junto de um Ministro português acerca de eventuais voos da CIA em espaço aéreo português, parece-me evidente e natural que tenham de se deslocar a Portugal para o efeito.
BlogBlogs.Com.Br